domingo, 1 de março de 2020

COMUNICAR !


Esta manhã , quando ia  a chegar ao Metro
deparei com três senhoras que também para lá se dirigiam .
Três amigas , francesas ( á volta dos 70 anos ) , muito animadas, elegantes, plenas de agilidade e bom humor .
Pois , enquanto esperávamos  a chegada do nosso transporte
Elas
Resolveram encetar conversa comigo :

Trés elegante , Madame !
.......
Os elogios abundaram...
Não os vou repetir ... para não ser apelidada de convencida mas adorei falar com elas .

COMUNICAR !
Durante muitos anos fui impedida de o fazer :

Era feio.
Vulgar
Não devia falar com quem não  conhecia .....

Mas, o que posso eu fazer se , toda a gente , mete conversa comigo ?

Dão-me o lugar nostransportes
Elogiam-me
Perguntam qual é o meu perfume ...
Etc . Etc .

Eu ?
Gosto de comunicar
Sempre gostei.....

" Os grandes comunicadores têm uma apurada autoconsciência e uma grande capacidade de adaptação ao contexto em que se encontram , além de serem bons ouvintes e astutos nas suas obervações ..."

Para ser um bom comunicador será necessário 

1 -Manter uma mente aberta
2 - Interagir com empatia

Saber socializar-se é um dom !

Se o tenho ?
Talvez !

Estou convencida que a minha idade , o facto de andar com a bengala , todo o meu aspeto contribuem para que diariamente eu estabeleça contacto com desconhecidos .
Recordo que há dias fui aconselhada a tomar glucosamina ...
Uma senhora  tão elegante de bengala ...
- Tem que se tratar !
   A glucosamina é um suplemento maravilhoso para as articulações .
- Muito obrigada .
Há 40 anos que o tomo !
Ajuda
Mas
Não resolve ....

Sem comentários: