terça-feira, 25 de setembro de 2018

PERCEPÇÃO / PONTO DE PARTIDA ................................




Desculpem mas hoje vamos continuar a refletir sobre a percepção e vão ver até onde se pode chegar ..
Creio que se trata de um trajeto interessante e enriquecedor .
Polemico ?
100% polemico !
Como em todas as situações a análise do papel do cérebro é fundamental

A nossa percepção está sujeita a erros ?


Este percurso por vezes torna-se incrivelmente interessante .
E pode levar a relatos incríveis .
Percepção / interpretação subjectiva /influência cultural ?
Sentimental ?


Aqui temos Santo António !
Como nós o visualizamos e  como é visto em Pádua e por esse mundo fora onde é venerado como um dos maiores santos conhecidos e amados .

Agora vejam o mesmo santo





Assim é visto pelos brasileiros  ( estou a referir-me ao povo !)
Vestido e penteado como o santo António de Lisboa mas cujo rosto é indígena.
Indio ?
Penso que sim !

Não sei se sabem mas no Brasil abundam santeiros.
Desde há muitos anos a Baia é a minha paixão e a arte dos santeiros algo  que sempre me fascinou  f



Este Santo António é de lá assim como estas maravilhosas imagens  da Nossa Senhora




Era assim :

Não visitar um santeiro , na Baia , era    impensável .
Sentir amor imediato por um dos santos     inevitável .
Aguentar o clima pós compra ..     um castigo .
Cuidados para o acondicionar.... tremendos 
Aguentar o seu peso ..... um pesadelo 
Arrumá-lo no avião , ouvindo lamurias pouco simpáticas

Uma triste recordação !

Mas valeu a pena 
Pois eles, os meus santos baianos, acompanham-me noite e dia .
Não me deixam sentir só nem estar triste 

Há tempos o meu filho Diogo, cuja casa e um exemplo de minimalismo, disse -me :

Mãe , gosto tanto desta Nossa Senhora !
Pode ficar para mim ?


Resposta minha :
"Leva-a já. Nem imaginas como fico feliz ..;"

Vem esta história a respeito da Percepção 

Quando o meu marido viu que eu estava a comprar o Santo António Indio
 Exclamou 


" Não posso acreditar que estás  a comprar um santo tão feio !
Parece um indio !
E pesadissimo !
De madeira !
O que é que ele tem a ver com o nosso Santo António ?"

PERCEPÇÂO ?
Diferença de percepção ?

Absolutamente !

Felizmente acompanhou-me !
Está aqui perto de mim  e sabem como o vejo ?
Como um ser excepcional 
A quem recorrem todos os que precisam de ajuda  não duvidando que ele os protege 
Sempre que pode

 ELE
FAZ


Sem comentários: