Em Portugal , em cada 7 avós 1 toma conta dos netos todos os dias , ao contrário da Holanda, Dinamarca e da Suécia , onde apenas 2% o fazem.
Estamos entre os países latinos com maior proporção de cuidados diários mas que, ao mesmo tempo , tem menos contactos ocasionais com os mais novos . Apenas 40% dos avós do Sul da Europa estão com os netos sem os pais , percentagem que no Norte varia entre 50% e 60% , mas aqueles que o fazem estão disponíveis mais horas .
-Se fomos uma avó a 100%?
- Sabemos que não .
Tínhamos acabado de nos reformar quando eles ( os nossos netos nasceram ) e estávamos a programar a nossanova .
Pensamos que fizemos bem em estabelecer o padrão de vida que actualmente temos e eles sabem que podem contar a 100% com a sua avó.
Há tempo e tempo.
Tempo para organizar a vida.
Tempo para a desfrutar com alegria e amor.
Agora , eles correm para a avó e sabem que ela estará sempre com eles.
O que ultimamente temos verificado é que o papel dos avós está a tornar-se de dia para dia mais relevante na família. Não só cá..Também . por esse mundo fora
Mas
Se o papel dos pais é fundamental na organização equilibrada da família o dos avós não o é menos.
Dedicados
Amigos
Mas
Fortes e determinados no seu exemplo
Referências incontornáveis.
SEMPRE
Os pais, muitas vezes estão a viver situações que necessitam de toda a sua força para ultrapassar. Cabe aos avós preencher a lacuna existente e assumir em pleno o seu papel de orientadores da família .
Nós assim o fazemos e consideramos essa uma missão gratificante.
domingo, 29 de junho de 2014
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Não posso falar do que não conheço. Mas tenho uma opinião sobre o assunto que é: Os avós quando estão com os netos mesmo que seja pouco tempo o devem fazer a 100%, mas não devem ser escravos, viver os anos que lhes resta com sossego, em paz. Neste momento quantos por questões economicas então sobrecarregados? Isso não é justo. Linda
Enviar um comentário