sexta-feira, 16 de abril de 2010

" BALAS MÁGICAS".


UNIVERSIDADE DO MINHO
Nesta universidade  um grupo de  investigadores e docentes dos departamentos  de Biologia e de Física  está prestes a provar que o sonho de Ehrlich é possível.
No início do século XX o cientista alemão Paul Ehrlich imaginou que um dia  a ciência seria capaz de produzir balas mágicas que incorporando um fármaco seriam direccionadas para um local específico do corpo humano para curar tecidos doentes.
Maravilhoso!
Que ideia genial!
Pois parece que a ideia se está a concretizar.
A equipa multidisciplinar desenvolveu uma nanocápsula, feita de molécula natural ,à base de lípidos, para levar e libertar, de forma controlada, ADN nas células. É uma cápsula pequenina, na ordem dos 500 nanómetros que existe no nosso organismo e é biocompatível.
"Nós podemos levar um material genético para as células e utilizá-lo para trabalhar desordens genéticas ou doenças ".
É assim: avançamos em idade. Aumenta a hipótese de virmos a sofrer duma doença degenerativa. Mas a Ciência vem socorrer-nos  e dar-nos a sua poderosa ajuda para caminharmos até ao fim com qualidade de vida.
Que maravilha!

1 comentário:

Anónimo disse...

Constança: Não conhecia este ciêntista.Mas, um sonho destes hà 100 anos? Louco na altura foi o mínimo que lhe chmaram, não foi? Linda