Li, numa das últímas revistas Sábado que, em Utreque, na Holanda,vai ser tentada uma nova experiência. Insólita, penso eu, mas que me fêz reflectir. Ei-la: Um pequeno número de Sem-Abrigo irá mostrar aos túristas locais recônditos onde dorme, onde consome drogas e partilha as suas experiências. As visitas irão custar 5 E. e durarão 75 m.
E, se essa experiência fosse tentada entre nós?
À partida,é-nos difícil conceber a actuação dos nossos Sem Abrigo a fazer de cicerónes....Mostrar o Terreiro do Paço, Martim Moniz,Intendente... Bizarro!!! Mas será que há grandes diferenças entre os nossos "marginais" e os holandeses? Pelo que tenho visto, não. A mesma apresentação. O mesmo olhar indiferente...
Reparei melhor na notícia e então compreendi. Será a Altrecht, uma organização de saúde mental,a organizar as visitas. E, apláudo a ideia. Para a missão serão apoiados e esta iniciativa funcionará como uma terapia. E, talvez esta incumbência funcione como catarse e,eles expurgando os seus males se consigam situar...É-de pensar.
Será um caminho?
2 comentários:
Óptimo post. Experiência interessantíssima do ponto de vista sociológico que podia ser seguida por cá. Humana, estimulante, válida, moderna. A verdadeira concretização de uma sólida e consistente política social.
E...excelente fotografia.
Também li e achei muito interessante. Acho, no entanto, que até para experiências insólitas tem de haver uma cultura própria e todo um trabalho de anos, de gerações, preparando mentalidades para a diferença e para o respeito pelos valores. Se iniciássemos uma experiência idêntica corríamos o risco de aumentar o já caudaloso rio dos sem abrigo ( que o são por variadíssimas razões, mas muitas delas é apenas porque é "cool" é "fashion", é mais fácil e desresponsabilizante). Antes de chegar a idêntica experiência, há quase tudo por fazer. Dava para um belo programa eleitoral!!! :):):)
Enviar um comentário