quinta-feira, 31 de março de 2016

PROSTITUIÇÃO EM ESPANHA ? E EM PORTUGAL ?

EL PAÍS

Dois em cada dez homens admitem haver pago para  ter sexo 

É o que conclui um estudo elaborado  pela Universidade  Pontifícia de Comillas e agora publicado pelo Ministério da Saúde . "

"Trata-se somente  de  uma parte pois a maioria não o confessa.,Assim é possível concluir que a  maioria de espanhóis não recorre a esta prática "
 Explica Carmen Meneses , uma das investigadoras que participou no inquérito em que houve 1600 respostas .
 Como é o perfil dos homens que pagam para ter sexo em Espanha ?
" Houve surpresa ao verificar-se que muitos jovens recorrem à prostituição  pois as relações sexuais não são como há 40 anos .Também houve surpresa por 90 %  dos inquiridos não a considerar exploração sexual . "
O perfil da vítima , segundo os investigadores :
Mulheres e meninas , na maior parte dos países de Leste , de África e da América Central . Algumas também vindas da Ásia . A maioria trabalha nas ruas . Outras em estabelecimentos dominados pelos captadores ."

Não sabemos se este estudo já foi feito em Portugal mas , também imaginávamos que os jovens não se encontravam entre os habituais clientes  pois , em geral , a sua iniciação sexual é feita com namoradas , colegas e amigas  .Totalmente diferente do que acontecia no século XX .
Este tema abrange uma complicada problemática pois há países em que esta prática é proibida e punida .Outros onde é livre .
O que pensamos ?
Que é simplesmente abjeto ter de vender o corpo para conseguir subsistir . Devem ser dadas todas as
possibilidades para que tal não se verifique . E , na maior parte dos países é uma meta a atingir .
Agora
Se se tratar de uma escolha / uma opção só nos resta respeitar e não julgar .
Quem sabe os motivos ?
A causa ?
A nossa amiga Psicologia talvez tenha uma resposta para esses comportamentos desviantes ...



1 comentário:

Anónimo disse...

A prostituição só o é quando se troca o corpo por dinheiro, depois hà a prostituição dos/das que se prostituem por miséria, outros por viver com luxo que a vida normal não lhes dá. Aos primeiros trabalhavam e ganhavam dignamente, aos segundos iriam trabalhar no duro, para saber o que custa a vida, para saberem ser, e não pretenderem o ter. Agora quem por várias razões gostam da vida do sexo? Nada contra. Linda