terça-feira, 22 de março de 2016

GASTAR SEM PENSAR !



UM RECENTE ESTUDO ACABA DE REVELAR QUE UM EM CADA CINCO PORTUGUESES DESCONHECE QUAIS SÃO OS SEUS RENDIMENTOS  E AS SUAS DESPESAS MENSAIS .
UMA  PARTE DOS INQUIRIDOS AFIRMA  SABER QUANTO RECEBE E GASTA POR MÊS, MAS SEM EXATIDÃO.

No ano passado 15% dos portugueses revelavam um total desconhecimento a este respeito e imaginem que esse número aumentou para 19% 
No nosso tempo dizia-se esta frase:
CHAPA GANHA 
CHAPA GASTA .
(Nós até percebemos a razão deste processo mas hoje não a vamos referir.)
Os dados são da CETELEM que refere que para um terço dos consumidores as despesas mensais fixas pesam mais de 50% do seu orçamento. 39% dos inquiridos declarou conhecer aproximadamente o valor dos seus ganhos e 56%diz não conhecer  exatamente o valor das suas despesas .
Face a 2015 , a percentagem de indivíduos que  gastam entre 50%e 75%, passou dos 18%  para os 30%. O grupo dos consumidores que despendem  mais de 75% do seu orçamento no pagamento de despesa s cresceu ligeiramente (5%- versus 3% )

SABEMOS QUE OS ORDENADOS SÃO BAIXOS , QUE O QUE RECEBEM  MAL CHEGA PARA AS DESPESAS FIXAS  MAS A TAL HISTÓRIA DE APRENDER A NÃO GASTAR MAIS DO QUE SE GANHA É DO TEMPO DA " OUTRA SENHORA "
     
EU ?                  


Aqui há meses o casamento de uma nossa amiga abanou / abanou ...quase caiu  porque ela se sentiu seriamente ofendida por ele ,numa valente discussão, lhe ter chamado consumista 

  CONSUMISTA 
EU ?
EU ?
CONSUMISTA ?

Acreditem que o é mas o pior é que nem tem noção dessa realidade
Se ele ganha tanto ...poupar porquê ?
Porque ele está velho e cansado e ela gasta acima das suas possibilidades.
São milhares os exemplos ....

Sem comentários: