quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

PSIQUIATRIA COMUNITÀRIA NO INTERIOR


PSIQUIATRIA COMUNITÁRIA NO INTERIOR

"Psiquiatras, enfermeiros especializados , assistentes sociais e psicólogos  cuidam da saúde mental de doentes graves  no interior do distrito de Leiria .
Este é um projeto de psiquiatria comunitário dinamizado por profissionais do Centro  Hospitalar  e Universitário de Coimbra "


Quem não recorda o modo como os doentes mentais eram segregados em décadas passadas  ?


Ainda hoje a abordagem a esta patologia está longe de ser perfeita.
O doente deve ser detido , isolado ou deve participar na vida comunitária  com o devido acompanhamento?
Cada vez mais nas grandes cidades essa terapia é seguida.
Mas, na província ?

Quantos dramas !

O louco ! 
Quem não o conhece ?
E repudia ....

Ideal seria que esta reforma abrangesse todo o país pois é tempo de nascer uma nova cultura a respeito de uma doença que marginaliza totalmente quem é atingido
E tanto há a fazer neste campo .!
Conhecemos casos de extremo dramatismo pois há doentes incuráveis que existem ( apenas existem ) , não são devidamente acompanhados e tornam a vida dos seus familiares um verdadeiro calvário.





1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que a doença mental começa a ser vista com outros olhos, mas mesmo nas cidades como Lisboa a falta de apoio é enorme. Uma amiga tem um irmão doente, muito doente e para ser internamento é difícil, muito difícil. A minha amiga com a idade de 75 anos, não sabe o que há-de fazer, os ses são tantos e ela com pouca saúde. Sociedade, sociedades quando serás um pouco mais perfeita? Linda