domingo, 20 de dezembro de 2009

"O mundo encantado do sonho" / Peretz Lavie





Palavras duma amiga na última quinta-feira, após a aula de Yoga:
"- Sabe, a noite passada sonhei consigo. Um sonho estranho! Estava com um lindo vestido cinzento.
Lindissimo! Mas o que me espantou é que estava sem cabelo. Cabeça completamente lisa. Nada de cabelo. Mas estava bonita. Tão bonita! O que pensa do meu sonho?"
Não sei. Não faço ideia. Que estranho! Mas  vou tentar informar-me. O saber não ocupa lugar. Não é?  Neste livro de Peretz Lavie "O Mundo Encantado do Sono" encontrei:
"O sono e os sonhos contêm em si próprios um mistério indecifrável. O desconhecimento das respectivas funções e finalidades, a fragilidade relativa em que esses estádios nos colocam, e a nossa incapacidade de os controlar, são tanto mais paradoxais quanto sabemos que tanto o sono como os sonhos nos são, para além de indespensáveis, essenciais para a vida.
É a esse misto de mistério e encantamento que o Pro. Peretz Lavie nos conduz. A viagem que nos propõe  atravessa os conceitos básicos da fisiologia e os trajectos do pensamento humano para descodificar o desconhecido; contudo a sua rota não esquece os aspectos comuns da medicina do sono que se reflectem na nossa própria saúde.
A viagem é instrutiva, visto refletir a experiência quotidiana, o pensamento científico e as preocupações de um dos grandes nomes  da fisiologia e medicina do sono".
Já sei responder à Linda e ajudá-la a intrepretar o seu sonho?  Talvez.
Mas vou ainda consultar "Sonhar Ainda  /  Do sonho- desejo-realizado ao sonho emblemático" de  Frederico Pereira, Licenciado pela Universidade/Sorbonne, Mestre e Doutor pela École des  Hautes Études en Sciences Sociales. É secretário Científico da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.
Ambos os livros são apaixonantes. Fundamentais. Ajudam a compreender as nossas preocupações, ansiedades, recalcamentos. Tantos! Ás vezes até desejariamos que eles estivessem lá sossegadinhos, calmos, adormecidos. Mas eles não vão nisso. Aparecem em força. " Estamos aqui. Olha-nos. Vê  o que tens que ver e não queres. Não fujas."
Creio que na quarta-feira já serei capaz de lhe explicar o seu sonho.
E, depois de ter lido estes dois magníficos livros, a interpretação dos meus sonhos também se tornou mais acessível.
Bom para mim?
Será?

1 comentário:

vanessa disse...

Os nossos sonhos parecem uma passagem secreta para o estranho inconsciente.
Já não sei onde pára, algures lá em casa existia um "Dicionário dos Sonhos".
Geralmente baralhava-me mais do que ajudava, mas era divertido.
Adoro as histórias dos sonhos, se tivesse tempo toma nota deles.
Alguém podia fazer um blog de sonhos, não fossem eles tão nossos.