terça-feira, 22 de dezembro de 2009

JOSÉ RÉGIO / NO ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE.



                                           Libertação
                             Menino doido, olhei em roda, e vi-me
                             Fechado e só na grande sala escura.
                             (Abrir a porta, além de ser um crime,
                             Era impossível para a minha altura...)

                             Como passar o tempo?...E diverti-me
                             Desta maneira trágica e segura:
                             Pegando em mim, rasguei-me, abri, parti-me,
                             Desfiz trapos, arames, serradura.....

                             Ah! meu menino histérico precoce!
                             Tu, sim! Que tens mãos trágicas de posse,
                             E tens a inquietação da Descoberta.

                             O menino, por fim, tombou cansado;
                             O seu boneco aí  jaz esfarelado...
                             E eu acho, nem sei como, a porta aberta!

Hoje é o aniversário da morte de José Régio. Grande poeta!  "Cantico Negro". Recordo João
Villaret a  dizer sentidamente, esse grande e eterno poema!
Neste soneto igualmente se sente a sua procura...Um sentido... Uma porta que se abra..
Uma finalidade. O  querer compreender...e não conseguir..ultapassar o absurdo.               

Sem comentários: