quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Memória. Funcionamento e treino " / Belina Nunes



Hoje, na biblioteca do Palácio Galveias, fui atraida por este livro cuja leitura  penso ser imprescindível para todos os que,  como eu,  pensam que é possível envelhecer com qualidade (porque não dizer "alegremente") ?
Vejamos: A coordenação desta obra deve-se a Belina Nunes. Este nome é desconhecido  para muitos de nós. Trata-se duma neurologista muito conhecida no meio da saúde mental. Assistente graduada de Neurogia do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matozinhos; Directora da Clínica de Memória, Porto.
"Com este livro multidisciplinar  (Neurologia, Psicologia, Psiquiatria)  pretende-se traçar um retrato actual dos conhecimentos sobre a Memória. Como funciona? Onde se localiza no cérebro? Quais as doenças e os medicamentos que a afectam? Como se comporta no envelhecimento? Quais os mecanismos que explicam porque em certas pessoas as memórias felizes têm  menor poder de permanência que as tristes? Como a podemos melhorar e manter em qualqer idade?"
Perguntas pertinentes. Respostas adequadas e oportunas. Actualmente verifica-se um preocupação constante, especialmente no seio das populações mais idosas, em relação à perda das competências mnésicas ao longo da vida.
Existirá algo que possamos fazer para aumentar as nossas actuais capacidades e, ao mesmo tempo, prevenir o aparecimento futuro das chamadas" doenças da terceira idade"?
Comecem por ler este livro. Verão que gostam. Interessem-se e vivam situações novas. Quebrem a rotina. Ousem. Façam coisas que nunca fizeram . Ser "conservadores " agora?
É preciso aprender a viver. Vejam os exemplos de Manuel de Oliveira e Niemeyer. Eles estão "sempre a caminho"... 

Sem comentários: