sexta-feira, 20 de julho de 2012

ESPANHA / TRISTES NÚMEROS !

Espanha
Tristes números !
1  - A OMS suspeita que 25 % dos pacientes examinados pelo médico de família apresentam ansiedade. E 15 % da população tem tendência para apresentar, no decurso da sua vida , um transtorno deste tipo.
2  - Em Espanha há seis milhões de pessoas com sintomas de depressão e nos últimos 10 anos o consumo de anti-depressivos triplicou nos últimos 10 anos.
3  -A Universidade de Harvard acaba de revelar que 60  a 80 % das consultas  a médicos de clínica geral no mundo ocidental , se devem a uma má gestão das emoções
4  - Um estado de alma positivo activa o sistema nervoso parasimpático e favorece a produção de células que podem actuar contra bactérias , vírus e tumores.
Especialista em emoções e no seu impacto no nosso organismo , o médico Mário Alonso Puig adverte que uma emoção negativa é capaz de debilitar o nosso sistema imunitário durante seis horas e que, pelo contrário , quando estamos felizes e descontraídos , o nosso cérebro funciona melhor.
Quem é o homem que refere o que nós bem sabemos, mas não é demais voltar a ouvir ?

Trata-se dum cirurgião , especialista do aparelho digestivo , membro da Universidade de Harvard e da Academia de Ciências de Nova Iorque  que acaba de substituir o bisturi pela palavra .
- Porquê?
- Porque 26 anos de trabalho lhe mostraram que o orgânico e o mental estão mais relacionados do que pensamos.
Assim , decidiu dedicar-se à psico-neuro - imunologia , a ciência que demonstra o impacto que os pensamentos têm na saúde.
Os seus livros
Agora eu
Viver é um assunto urgente
Vendem-se aos milhares.
Os espanhóis , desorientados com o rumo das suas vidas, tentam encontrar ajuda nas palavras de Mário Puig.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas quem é que pode estar são da mente, com esta sociedade cruel? Quem pode estar bem com os filhos a pedirem que comer? Quem pode estar bem sem emprego? Não há medicina que valha a esta situação de crueldade. Concordo com os estudos, quanto mais se souber melhor. Mas sobretudo o que é preciso é unir esforços entre a ciência e todos lutarem por uma sociedade mais justa, mais fraterna. Isso só se consegue unindo forças e quereres e perder complexos entre camadas diferentes, porque no fim tudo, somos feitos da mesma massa. O sangue bate igualmente em todo o ser humano. Parece-me que há uma passagem bíblica que diz: é mais responsável o que tem conhecimento. Linda

Anónimo disse...

Falando em perturbações, veja-se o que se passou hoje nos EUA? Não haverá respostas para esta situação e muitas que se passam lá? Chama-se o país das oportunidades, e o resto que está na retaguarda, no país das tais oportunidades? Mas que há conclusões a tirar, lá isso há. Linda