sábado, 25 de fevereiro de 2023

GUERRA CIVIL ESPANHOLA 1936 / 1939 Segundo post



                                                           Guerra Civil De Espanha

                                                              1936 /39


-Se eu me recordo desta Guerra ?

- É incrível , mas recordo !!!

Nasci em 1933 mas tenho inúmeras memórias deste tempo 

Talvez por vivermos no Algarve e os meus avós terem acolhido muitos refugiados ....

Assim 

Sinto, perfeitamente, que esse terrível período não foi esquecido por muitos dos espanhóis cujas

 famílias  não conseguiram olvidar os tormentos vividos .

No jornal que diariamente leio - EL MUNDO - essas velhas  feridas estão sempre presentes .

Eis uma delas : 

El Rey Juan Carlos

Y La Republica 

Mi Semana 

Jaime Penafiel





" Durante a recente estadia  do Rei Juan Carlos em Paris  convidado por Mário Vargas Llosa, devido

  ao ingresso do Prémio Nobel na Academia Francesa, produziu-se um grande paradoxo :

Enquanto na Espanha monárquica, a que ele pertence, se vê desonrado pela própria família (mulher,

 filho, nora )

Na França Republicana é aplaudido pelo Presidente da República  Emanuel Macron que o recebeu

 no Eliseu :


" É um modo normal de receber um ex- chefe de Estado que desempenhou um papel histórico na

 Europa. Só no seu país caiu em desgraça ..."

O artigo de Jaime Penafiel termina :

"Qué verguenza me da ser espanhol !!"


Compreendo , perfeitamente , o desabafo de Jaime Penafiel .

Para mais referindo-se  a alguém que viveu entre nós num período bem difícil da sua vida .


Tentando esquecer a Guerra Civil Espanhola e os seus traumas 

Apetece-me perguntar :

- Juan Carlos soube envelhecer?

                                                                                                                                                              

Sem comentários: