quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ELEFANTE / AMOR GIGANTE

Quem costuma visitar o nosso blog sabe que estamos sempre a referir-nos a gestos de ternura. Os tais laços ..que nunca se devem desatar.
Amor / ternura / muitos beijos / palavras doces e ternas...
Um nunca acabar de atitudes carinhosas.

Noutro âmbito ,uma das nossas características mais notórias é sem dúvida a nossa memória que costuma ser denominada , por memória de elefante.,

Na nossa infância, quando vínhamos do Algarve a Lisboa , era obrigatória uma visita ao Zoo.E , a menina ficava tempo sem fim a olhar para o elefante grande junto do seu filho ...tão pequenino ....!!
 Assim desde sempre existiu uma grande atracção entre nós.
Pois bem
Acabámos de ler algo que nos impressionou tanto que vamos compartilhar convosco :

" Elefantes também consolam companheiros em sofrimento
Biologia - Investigador observou 26 elefantes em cativeiro durante quase um ano  e concluiu que os animais se apoiam mutuamente

Consolar alguém que está em sofrimento , com um afago, um abraço  ou qualquer outro gesto de carinho é natural nos seres humanos e também tem sido observado noutros primatas. Mas parece que este tipo de comportamento não é um exclusivo dos seres mais complexos. Em cães e corvídeos há observações documentadas que apontam nesse sentido e um estudo publicado hoje na revista PeerJ, por um grupo de investigadores coordenados pelo biólogo Joshua Plotnik , da Universidade de Mahidol , na Tailândia , documenta pela primeira vez  este comportamento em elefantes.

Toques com as trombas nas trombas dos companheiros , na boca  ou noutras partes do corpo  e vocalizações tranquilizadoras  estão entre os comportamentos destes animais .
Essas vocalizações , diz Joshua  Plotnik , citado no diário espanhol ABC "poderão ser equiparadas a algo com "shshshs , pronto , está tudo bem " tal como um adulto humano poderia dizer para tranquilizar uma criança "
 Sabem ?
Se no passado os elefantes exerciam, na criança de então ,um enorme fascínio , agora será dito com a maior convicção :
- Tem que haver algo de especial entre nós. Não. Não se trata apenas da memória. Há algo mais a unir-nos: Sentimentos . Percepções. Algo de invisível mas forte. Um reservatório de ternura . Um manancial infinito de carinho.Um enorme desejo de dar e receber amor.

-Essas flores são para mim ?
- Obrigada , meu amigo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto mais conheço os homens, mais amo os animais, em especial os elefantes. Quanta ternura, num grande corpo. Linda