quarta-feira, 16 de setembro de 2009

E depois?



Tenho assistido a toda a pré campanha eleitoral atentamente.E, com prazer. Com prazer, sim. Porquê?' Porque todos os "Frente a frente"  q.tenho presenciado me deixam encantada. O programa de humor  de ontem foi uma delícia! Achei q. Sócrates se aguentou m.bem. Estou desejosa de ver hoje a Manuela...Sinto que a nossa democracia cresceu.  É já uma mulher adulta,inteligente e com classe. Sabe comportar-se.
Gostei m. do frente a frente Louçã/Sócrates. Foi forte, inteligente, vigoroso. Há no ar um ambiente de festa, expectativa, até mesmo angústia. Gosto. Lembro-me do espanto que há mais de 50 anos senti ao ouvir a celebre frase do General Humberto Delgado a respeito da permanência de Salazar num futuro governo seu: " Obviamente demito-o". Soou a heresia! Como estão distantes esses tempos em que até tinhamos medo de pensar no que não era aceite. Gosto. Gosto muito dos momentos que estamos a viver. Quem vencerá estas eleições legislativas? Sócrates? Manuela Ferreira Leite? O problema quase que se resume a mais Estado, menos Estado. Ver-se-á...
Mas, e depois?
Gostava de saber desde já, mas gostava mesmo muito, de ser elucidada sobre a composição do novo Governo. Aí é que está o problema. Que ministros vamos ter? Os do último governo foram tão fracos, tão fraquinhos que até receamos que alguns deles nos apareçam outra vez. E, dessa não estamos livres... Sócrates disse no frente a frente com Manuela que o novo seria um Governo diferente. As suas palavras foram:"novo Governo, novos ministros". No dia a seguir emendou dizendo que mudariam alguns, mas não todos. Quanto à outra Senhora também não temos garantias das suas escolhas.
Assim aqui fica a pergunta "angústiada".
E depois? 

2 comentários:

Carlos Moura-Carvalho disse...

Questão muito pertinente. As pessoas são muitas vezes na política o elemento essencial que faz a diferença. Podem existir boas politicas que nunca passarão do papel se não houver força, coragem e pragmatismo.

MAH disse...

Muitos parabéns. Que prazer ler estes textos transbordantes de sensibilidade e de energia ! Vou acompanhá-los diariamente para ser contagiada.
Só não concordo que a nossa democracia tenha classe e saiba comportar-se...