terça-feira, 13 de novembro de 2018

INFANCIA / ADOLESCÊNCIA


Foi nesse ambiente de AMOR / Ódio
Guerra / Paz 
Gritos / Beijos 

Que uma menina se fez mulher

Esta 
A dos Reencontros 

Foi fácil ?
Não !
Foi incrivelmente assustador porque   essa criança acabava sempre por sofrer 
as consequências  da " tempestade "~

- " Estás cada vez mais mal educada "
Comes mal
Andas mal
Tens o cabelo horrível
Não te sabes comportar ..,  

Fica a saber que .
" Não és bonita nem rica "

Era a frase final de todas as discussões domésticas .

" És engraçadita e remediada "

Até que por volta dos dez anos chegou o golpe final :

"Esta miúda precisa de educação .
Temos que a internar .
Está na altura 

Quais são os melhores colégios de Portugal ?
O Ramalhão e a Bafureira !

Foi aí que a voz do pai se fez ouvir forte e determinada :

"Não concordo !
Acho uma violência sem motivo ...
Mas
Já que insistes vai para a Bafureira .
Crescer em colégio religioso
NÃO !

Como bom republicano  não aceitava a influência clerical 
DE MODO NENHUM !

(Só uma pequena nota  interessante .
A minha mãe inscreveu-me no Ramalhão e fez o enxoval exigido .

Quando o soube o meu pai impediu totalmente essa escolha acabando eu por ir para a Bafureira 

Onde estive internada 

Durante quatro longos anos !

Sem comentários: