sábado, 9 de abril de 2016

ERA ASSIM !

Após o almoço ouvíamos a sentença fatal :
- Tomásia (era a nossa empregada de toda uma vida ), às cinco horas quero a menina pronta pois hoje  vou  tomar chá e jogar a casa da Senhora D.Mariquinhas e a menina vai comigo .

( Todas se chamavam Mariquinhas.
  Todas eram ricas e  bonitas
  Todos os seus queridos maridos tinham amantes .)

E à hora certa lá íamos . Mãe e filha .Bem aperaltadas   Tomar chá e bolinhos.

Seguia-se o jogo

  
 Majhong ou canastra .

As horas iam passando
A conversa desbobinando.

Recordamos uma descrição particularmente chocante .

" Sabe qual foi a última daquela desavergonhada ?
  Não sabe ?
 Pois imagine , a minha amiga ,que mandou colocar um genefluxório  paralelo ao meu .
 Na Igreja, pois claro.
 Sou obrigada a vê-la na missa de domingo "



" - Que horror !
    Não há palavras !
   A do meu marido, agora vai à minha modista  Imagine ! Acho incrível a D.Amélia aceitar trabalho tão sujo ... Nem comento ..."


Recordamos
A chuva a cair
As nossas mãos (tão pequenas ) fazendo arabescos nas janelas....
As vozes desbobinando
Desbobinando :

" Sabe o que eu acho ?
   Acho que eles só as têm porque elas fazem-lhes o que nós não fazemos 
É isso ! 
O que nós não fazemos ."




"O que seria que umas faziam e as outras não ?"

Foi algo que demoramos anos a compreender ....

Dessas tardes distantes
Tão monótonas !
Ficou-nos , além da especialização em adultérios , um ódio profundo , que ainda se mantém, por visitas .

VISITAS- O estar sentada .
                  A ouvir
                  A contar os minutos que faltam para sair.
                   A noção do tempo perdido
                   A consciência da inutilidade do estar. 
AINDA HOJE NÃO CONSEGUIMOS ESTAR PRESENTES / AUSENTES 
OUVINDO O QUE NÃO NOS INTERESSA .
SENDO APENAS

UM CORPO PRESENTE !

1 comentário:

Anónimo disse...

Sobre o adultério com o meu mau feitio penso que não perdoava no casamento, porque em namoro não tolerei escapadelas. Uma vez minha mãe deu-me dois conselhos sobre o meu comportamento para com o homem que foram: nunca chore na frente de um homem e, quando as situações não estiverem a correr bem, abandona, não deixes que te abandonem. Conselho dado conselho seguido. Nunca me viram uma lágrima, nunca me abandonaram. Sobre a infância a minha foi menos maçadora para o meu feitio. Deixavam-me sair com a empregada e ela ia dançar no adro da Igreja (era em Braga), e eu que já nessa altura gostava de dançar, dançava com os jovens adultos, belas tardes de domingo que passei nesse tempo. Linda