sexta-feira, 27 de novembro de 2015

UMA RECORDAÇÃO A PROPÓSITO DE TESTES

Antes de continuar a falar da felicidade vamos falar-vos de testes e do seu valor e importância.
Para isso temos de falar de nós e duma nossa inesquecível experiência.
Uma das nossas características dominantes é gostar de saber / aprender  e  por mais estranho que pareça, mostrar o que aprendemos  ,fazendo  exames.
Dá para acreditar ?
A verdade é que fizemos tantos exames na nossa vida que nem sabemos o número...
Temos os respectivos diplomas na parede do nosso escritório por opção de uma querida nora que os mandou emoldurar e lá os colocou.
Ora 
Entre os das licenciaturas temos um que obtivemos por termos estudado e dado provas de testes de QI.( Orientação e selecção profissional )

Não imaginam como foi um processo divertido..... Para obter o diploma era necessário realizar dezenas de testes . Não escapou ninguém nosso conhecido ou  amigo . Os relativos às crianças eram diferentes  e assim os amiguinhos dos nossos filhos também foram examinados.
Em relação aos adultos encontrámos  um génio. Um  QI muito acima da média. Era professor universitário de Agronomia e hoje com 60 anos padece de Alzheimer.
Em relação às crianças também descobrimos uma super dotada / ,hoje com 46 anos cuja vida tem sido dedicada à ciência  / professora Universitária em Coimbra.
Não imaginam a quantidade de testes  que cada pessoa realizava para se  saber qual  o  seu QI !
(Recordamos que todos a quem recorremos para serem examinados consentiram de boa vontade. Só uma pessoa se recusou categoricamente a fazê-lo e nunca percebemos a razão porque até era - segundo o nosso parecer - bastante inteligente)  
Actualmente há novos processos de avaliação mas os que nós fizemos continuam a ser usados.

      Também dava para perceber se a pessoa examinada era feliz ou pelo menos apta a sê-lo . Nós , com tantos testes que realizamos na nossa vida pensamos que conseguimos chegar ao QI daqueles  com quem convivemos sem necessidade de recorrer à bateria de testes.
Modéstia à parte mas dá para perceber se têm um QI baixo /médio ou elevado  .
E mais 
Também conseguimos saber ( sem necessidade de verificar o volume de massa cinzenta )se a pessoa tem propensão para a felicidade. 
                                                             Agora vamos lá falar de FELICIDADE que é um tema que está na moda.   

Sem comentários: