segunda-feira, 30 de novembro de 2015

OS 5 SENTIDOS / OS NOSSOS !


Fim de Novembro.
O Natal à porta .
Sabem  qual foi nosso pensamento  dominante durante esta manhã que amanheceu fria mas ,que por volta do meio dia ,estava bem  agradável?
Pois 
O pensamento que hoje nos acompanhou tem nome .
Ei-lo
"OS 5 SENTIDOS "
Almeida Garrett
 - Qual a razão da permanência deste pensamento ?
- Antes de mais porque é um poema que sempre nos emociona.
  Tão belo e tão actual !
   Depois porque os nossos sentidos , apesar da idade , estão cada vez estão mais apurados .
   Os cheiros !
   Conseguimos, finalmente ,que a nossa casa cheirasse a alfazema .


   A visão ( o nosso querido Artur - O médico que nos segue - afirmou que não havia alteração. Por mais incrível que pareça  a nossa graduação em 20 anos não aumentou.
O mesmo com os sons . Há 16 anos quando começamos a frequentar o Holmes Place tínhamos uma certa dificuldade em ouvir a Carla cujo tom de voz é baixo. Pois , pensamos que , actualmente , a ouvimos melhor !
O paladar !
Tão bom beber o nosso digestivo favorito!
E acabamos de descobrir que  o branco também nos delicia ....

Tacto- ( actualmente sem c  antes do t / aliás como actualmente . Mas , por mais que queiramos não conseguimos adaptar-nos à nova ortografia )...
Vamos ao tacto - sentido que nos permite , através do toque conhecer os objectos (as pessoas / dizemos nós.
Quem não gosta de sentir na sua mão o toque meigo e doce de alguém que nos quer bem ?
Sabem ?
Tínhamos o costume de   pegar nas mãos daqueles a quem ajudávamos a conhecer Kant ou Hegel ou Nietzsche....e muitos outros filósofos
Ficou-nos o hábito
Ainda hoje o toque é , por vezes , exagerado segundo pensamos.

Os sentidos ajudam-nos a viver plenamente .
A entrarmos no mundo em que estamos.
Nós e os outros
Os outros e nós ! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que em mim há um sentido que piorou que é o sentido auditivo nunca foi bom, prejudicado
por uma otite na infância, dos outros sentidos não me queixo. Hoje não é o meu dia de animação. Não fui ao ginásio e já sinto que me faz falta, porque ficar em casa não é saudável, embora estivesse ocupada com trabalhos manuais alusivos ao Natal. Compro as prendinhas, mas, depois tenho que lhe dar o meu toque. Ainda bem que é a noite desceu que com as cortinas corridas, fico na minha conchinha. Linda