terça-feira, 18 de maio de 2021

HISTÒRIA DUM CASAQUINHO BRANCO COM GOLA DE ARMINHO


 SEI QUE JÀ VOS CONTEI ESTA HISTÒRIA 

MAS

ÃCHO-A TÂO LINDA QUE,, DESCULPEM, VOU VOLTAR A CONTÁ-LA 

POIS TEM CONTINUAÇÂO .

SE ESTOU A FICAR GÁGÀ?

Não digo que não .

Mas esta história da minha vida comove-me )

- Que idade teria eu ?

- Cinco ? Seis ?

Era no Inverno .

Estávamosd na na loja do Sr Brás , uma das casas de referência daquela pequena cidade algarvia . 

Mesmo junto á famosa estátua do DOM SEBASTIÂO que nessa altura ainda não existia.

Como era da praxe a minha mãe estava sentada e o dono da loja ia estendendo sobre o balcão os

 tecidos que talvez ,despertassem o seu interesse .

Eu

Aborrecida 

Assistia  !

Nessa altura  ,ELE  entrou na loja para pedir esmola .

Talvez mais velho uns dois anos do que eu . Mal vestido . A tremer de  frio ....não me recordo se

 estava calçado ( a seguir apareceu a tal lei que proibia andar sem sapatos ....)(!!!) 

Caminhei para ele :

_ TENS FOME ?

-TENS FRIO ?

A tudo ELE  dizia que sim .

Então 

DESPI O MEU LINDO CASACO BRANCO COM GOLA DE ARMINHO 

( COMPRADO EM LISBOA MODELO 100% DA SHIRLEY  TEMPLE )

DEI_LHO DIZENDO :

REVOLTA-TE :

DIZ QUE TENS FOME !

TENS QUE COMER .

OLHA LEVA O MEU CASACO .

É PARA TI !

VAI AQUECER-TE :

ELE pegou no casaco e saiu sem nada dizer 

A minha mãe estarrecida  limitou-se a dizer :

_ ESTA MIUDA È DOIDA .

   ACABA DE DAR UM CASACO NOVISSIMO  COMPRADO   EM LISBOA ...~IGUAL AO DA

 SHIRLEY TEMPLE ....E AGORA ?

COM GOLA DE ARMINHO 

QUE 

ELA ADORAVA !

O Sr Brás querendo deitar água na fervura disse :

- O miúdo é filho da Calhau . Ela apesar de tudo é uma mulher séria . De certeza vai restituir o casaco .

       Saímos 

Em casa a minha mãe desa bafou com o meu pai dissertando irritada acerca do meu pobre estado de espírito .

O meu pai limitou-se a rir :

-Deste o casaco ?

-Mas servirá ao miúdo ?

A MINHA MÂE RESOLVEU PÔR PONTO FINAL NA HISTÒRIA .

- ASSUNTO ENCERRADO !

 A MIÙDA È TONTA 

MAS 

NÃO  QUERO O CASACO DE VOLTA DAQUELA  .....(?) INFELIZ !

QUEM ERA A MÃE DO MIÙDO ?

A CALHAU 

A PROSTITUTA MAIS VULGAR DA CIDADE A QUEM NINGUÈM TINHA O MENOR RESEITO 

DIZIA-SE DELA .

"5 minutos 10 tostões ! "

ATENÇÂO ESTÀVAMOS EM PLENO ESTADO NOVO .

CLASSE MÈDIA ?

NEM SINAL 

RICOS E POBRES :

                                                                   A HISTÒRIA CONTINUA .

Sem comentários: