quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

HÁ TRATAMENTO !

O diário espanhol El Mundo de hoje , tem artigos de tanto interesse que vamos ver se teremos tempo para refletir sobre aqueles que mais nos impressionaram
Mas
Os jornais portugueses também chamaram a nossa atenção para  um caso que está no âmbito das tais compulsões a que ontem nos referimos.

Será compulsão ?
Paranóia ?
Ideia fixa ?

Seja o que for, a verdade é que só pode ser doença.
Cá temos , novamente Freud
Aqui fica a história
Triste história de uma mulher cuja vida depende da libertação  de um louco.

Ela , chama-se Custódia , tem 59 anos e foi sujeita durante três anos a murros, pontapés , cortes e tentativas de asfixia 
Ele , Nuno Miguel de 36 anos foi condenado a sete anos e quatro meses de prisão por violência doméstica.
Agora 
Ele vai ter uma saída precária  da cadeia de Setúbal e tem ligado repetidas vezes  para o telemóvel de Custódia a ameaçá-la de morte 
Antes de ser preso , Nuno Miguel  trabalhava num campo de golfo . Ciúmes aliados ao alcoolismo eram motivo para agressões constantes .
Durante três anos , a vítima aguentou. Um cancro , que a obrigou a ser operada de urgência ,contribuiu para a sua fragilidade.
Agora ele
Regressa para se vingar e garante não ter medo de voltar  à prisão 
Foram 30 as queixas que a vítima apresentou até que as autoridades decidissem  levá-lo a julgamento
Quando sair da cadeia , responderá novamente em tribunal pelas ameaças feitas a  partir da prisão.
Custódia  diz :

"Ele vem para se vingar , para me matar e sem medo de voltar para a . Afirma que não tem nada a perder , porque não tem casa nem trabalho e na cadeia come e bebe   "

As autoridades propuseram á queixosa refúgio numa casa de abrigo mas ela recusou por não desejar estar presa, ela,, o resto da vida. em casa Em alternativa , terá televigilância em casa.
Trata-se de uma mulher que luta pela vida . Conta a sua história para que ela sirva de exemplo a outras mulheres como ela  maltratadas pelos seus companheiros. Trabalha numa pastelaria , no centro de Setúbal , tem seis filho e apenas quer viver tranquila e feliz .
Nós
Limitamo-nos a perguntar se não haverá possibilidade de ser realizada uma avaliação à saúde mental  de Nuno Miguel  pois tudo indica que esta obsessão foge claramente à normalidade .
Porquê ?
Porquê tanto ódio e desejo de matar alguém cuja idade mostra que bem podia ser sua mãe ?
Não há na cadeia de Setúbal psicólogos, médicos que encarem seriamente esta situação  dramática e que pode acabar ( tudo o indica ) tragicamente ?
Voltamos á saúde mental que continua a não ser encarada convenientemente. Ainda hoje ficamos a saber que aquela mãe que se lançou ao mar com as suas meninas encontrava-se em grande depressão porque o pai ameaçava retirá-las.
Loucura ?
Depressão ?
Fixação ?

HÁ TRATAMENTO !

1 comentário:

Anónimo disse...

Se ha tratamento não sei, o que sei é que justiça está como a sociedade, louca. Trinta queixas para se tomar uma posição? Linda