quinta-feira, 17 de abril de 2014

A INDISCIPLINA NAS ESCOLAS

No último programa "Olhos nos Olhos " a convidada de Medina Carreira foi Maria Filomena Mónica.
O tema foi  o estado do ensino nas nossas escolas e o flagelo que é a indisciplina.

O assunto é terrivelmente atual. Todos o abordam mas as soluções não aparecem. Seja a falta de autoridade dos professores. Seja o exagero da burocracia. Seja o mau ambiente familiar que conduz ao nível de degradação nas aulas... Seja...isto. Seja ...aquilo ...a verdade é que , com conhecimento de causa, é possível afirmar que se chegou a uma altura em que medidas urgentes têm de ser adotadas para que os professores consigam dar aulas.

Decorre há dois meses um profundo estudo na Universidade do Minho que inquiriu mais de 1500 professores. Mais de 80% considerou que a indisciplina na sala de aula aumentou nos últimos anos A maioria dos docentes diz que perde 10 a 20% do tempo de aula com problemas deste teor. " A indisciplina está relacionada com utilização de aparelhos eletrónicos  como o telemóvel, conversas com colegas e faltas de atenção.
Para os inquiridos , a culpa é dos pais (38%),  das políticas educativas (37%) e dos alunos (35%), explicou João Lopes do Instituto de Educação e Psicologia da UM.A maioria dos docentes afirma não ter preparação para lidar co este problema

- Oque pensamos nós do assunto em questão ?
- Foram anos e anos de degradação do ensino e agora chegou-se a um ponto em que se impõe dizer BASTA e AGIR.
Mas como ?
De que modo ?
O Ministério da Educação diz que medidas como revisão dos programas e criação de uma plataforma para pais e professores " deverão ser apresentadas durante este  mês.
Será que ainda vão a tempo ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que diabo levarem telemóveis para a sala de aula? Mas aí, os pais tem a culpa toda nem mais nem menos. As crianças sempre foram indisciplinadas e eu que o diga que não era muito quieta. Mas faltar ao respeito à professora não passava por a cabeça. Mas em casa havia regras e não era preciso violência para as impor. A liberdade é respeitar para ser respeitado. Não posso falar de descendentes e o passado foi muito diferente, a violência está em tudo desde os desenhos animados a filmes, pasmo como se deixa fazer e apresentar este tipo de filmes para crianças e jovens. Como é que uma criança cresce entregue a si próprio? Alguns avós, infelizmente muitos, deixam as crianças entregues ao computadores e TV? Os mais velhos perderam as suas referências e confundiram o amor com o deixa andar. Ainda responsabilizo mais os avós que os próprios pais. Linda