domingo, 5 de junho de 2016

JOSÈ EDUARDO AGUALUSA e MIA COUTO

Acabamos de ler  uma entrevista de José Eduardo Águalusa  que nos agradou especialmente .

Nós , gostamos dos escritores africanos e em especial deste e do Mia Couto

Lembram-nos África onde estivemos durante dois anos e recordamos com uma ternura enorme os amigos que lá deixamos .As férias  que passamos nas Chocas . As aulas que demos no Liceu Almirante Gago  Coutinho ., na Escola Superior Neutal de Abreu .... os mainatos que nos serviram e que não esquecemos ....
Tanto tempo !
Descobrimos José Eduardo


Com a leitura de
"As mulheres do meu pai " e a partir daí consideramo-lo um amigo .
Pois bem
Na entrevista que deu (creio que ao Expresso )  há uma passagem que nos diz respeito .
É assim :

-Dessa infância guardas guardas uma memória de felicidade ?
- Sim. Mas lembro-me sempre que a minha filha , há alguns anos , disse uma coisa na qual eu fiquei a pensar  . " Ah , eu quero crescer logo porque quando se é criança toda a gente manda em nós " E eu acho que nós mitificamos bastante a nossa infância . Porque o que ela disse é mesmo verdade . Crescer é provavelmente ter cada vez menos pessoas que mandem em nós 
Eu tive uma infância feliz ? 
Tive . Mas á medida que crescemos vamos ganhando liberdade . Os meus filhos nem sonham com a liberdade que nós tivemos , mas ainda assim era uma liberdade controlada . Éramos obrigados a fazer muitas coisas. Sim. Tive uma infância feliz , mas sou mais feliz hoje ( risos )

Sentimos estas palavras como se fossem ditas por nós
Também  tivemos uma  infância feliz . Controlada . Muito controlada .Mas foi bom que tenha sido assim .
Aprendemos regras que interiorizamos e ainda seguimos .
Agora reina a anarquia . A liberdade é desenfreada . Nada a limita . As consequências estão á vista .

1 comentário:

Anónimo disse...

As crianças sejam de que época for são todas iguais. Quando me obrigavam a fazer alguma coisa que não gostava dizia para mim: quando for crescida não faço, tudo a mandar, tudo a mandar. Gosto dos dois escritores, mas inclino mais para Mia Couto, e de Mia tenho alguns livros. Linda