terça-feira, 12 de março de 2013

" EM 1975 / 1976 A ESCOLA ERA UM FESTIVAL "

 
Costumam ver o programa televisivo O eixo do mal ?
Sinceramente, embora gostemos da Clara e tenhamos sempre alguma coisa a aprender com eles , já desistimos de lhes prestar atenção não apenas por ser transmitido muito tarde mas, também, porque falando todos ao mesmo tempo , perdemos o fio à meada.
Pois bem.
Um deles, Nuno Artur Silva escreveu no Diário de Notícias de 11 de Março um artigo de opinião que nos perturbou :
" Em 1975 / 1976 a escola era um festival ".

" .....Quando penso nos tempos de escola lembro-me sempre mais dos colegas do que dos professores.
Quando entro no Liceu Pedro Nunes , em Outubro de 1974 , apanho o liceu em plena convulsão política. Nessa altura este liceu era dominado pem MRPP . Depois passou a haver guerra entre o MRPPe a UEC-União de Estudantes Comunistas .
Nessa altura a escola era um festival.
Não havia aulas, havia comícios a toda a hora ...adeus programas. ...Nessa altura decidi , com um grupo de amigos , formar um grupo anarquista . Fazíamos poesia, pintávamos paredes.
Foi um tempo tudo menos normal."

Tem graça!
A pessoa ,de grande craveira intelectual que disse a respeito das manifestações houveram em vez de houve deve ter pertencido a esse grupo ou a outro semelhante.
Os nossos filhos pertencem a essa geração mas nós , tendo a nítida percepção do que lhes aconteceria no futuro, arranjámos uma professora de Instrução Primária, idosa e super competente ,que lhes proporcionou uma aprendizagem de que hoje nos orgulhamos.
Realmente , a escola nesses anos foi um festival que teve na educação / instrução dos jovens dessa geração irremediáveis consequências.
QUE AINDA HOJE SE FAZEM SENTIR

Sem comentários: