quarta-feira, 31 de março de 2010

FÉRIAS DA PÁSCOA!

Ei-las. Aí estão. Páscoa de 2010.
Férias. Aniversário da minha neta Constança. 10 anos! Já?
Toda a felicidade do mundo, para ti, minha querida.
Neta maravilhosa! A primeira a chegar. A encher-nos de alegrias.
Oiço dizer. "Lembra muito a avó...  A maneira de ser...Extrovertida...Comunicativa."
Fico feliz.
Muito feliz!
Há dias, cá em casa, quando te olhaste ao espelho, revi-me na tua atitude. Disseste "Gosto muito de me olhar ao espelho. Adoro!"
Realmente somos parecidas, minha querida.
Gostamos de nós.
E estamos sempre prontas a gostar dos outros.

PARABÉNS, MINHA QUERIDA CONSTANÇA!

AVÓ

RicKy Martin


A notícia do dia hoje foi a confissão de Ricky Martin. A sua sexualidade sempre foi comentada, mas ontem foi o próprio a falar:
"Hoje é o meu dia, este é o meu tempo, o meu momento.(....) Hoje aceito a minha homossexualidade como uma prenda que a vida me deu. Sinto-me abençoado por ser quem sou!"
Sempre gostei de Ricky Martin (haverá quem não goste?).
Agora aprecio a sua frontalidade. Finalmente falou. Há muito que o queria fazer mas todos lhe diziam que não era oportuno.O seu tempo chegou. Ele quer viver em paz, cantar e criar os seus 2 filhos.
Boa sorte, Ricky.
Adoro ouvir-te! E ver-te.
Parabéns, pela tua coragem.
Gostei.

MUNIQUE. FESTA DA CERVEJA!!!


Festa da cerveja em Munique.
Começa a 19 de Março, com a encenação da abertura dos barris da novo cerveja com o grito O, zapft is! (o barril está aberto) e prolonga-se até à Páscoa. O calendário coincide com o aumento da temperatura e a abertura da época dos jardins da cerveja. Há mais duma centena espalhados pelos espaços verdes da cidade, com capacidade para sentar cem mil clientes. O maior de todos chama-se Hirschgarten, fica perto do palácio Nymphenburg e leva oito mil pessoas. Diz-se que a cerveja desta região é mais leve e com uma graduação inferior à portuguesa.  É verdade. Mas, tem uma caracteristica inesquecível - é terrivelmente diurética! Boa cerveja, sem dúvida mas problemática. Viemos a saber que tudo se encontra preparado para resolver esse problema... Mas quem não sabe arrisca-se a passar um mau bocado. Munique, nesta altura chega a receber 6 milhões de visitantes, que esgotam  toda capacidade hoteleira (45 mil camas em 35 hoteis), bebem mais de 5 milhões de litros de cerveja e comem 200 mil salsichas de porco e cem vacas, entre milhares de frangos assados, linguiças e bolos de
gengibre em forma de coração. Uma loucura!
Verdadeira loucura!
Mas, Múnique é uma cidade linda que apetece sempre visitar.
Quanto à cerveja.... (muito diúrética... e problemática)!

terça-feira, 30 de março de 2010

JOÃO CÉSAR DAS NEVES


João César das Neves disse "Portugal tem um problema simples: Vivemos acima das nossas posses. A solução é também elementar: Gastar menos."
Ingenuamente perguntamos.
Só isso?
Tão simples...
Realmente é simples.
Mas, como se faz?
Gostávamos tanto de saber...

UM RESISTENTE! BERLUSCONI!


BERLUSCONI!
Sempre diferente!
Sempre igual!
Ainda resiste:
"Não parece existir escândalo capaz de travar o primeiro-ministro italiano".
As eleições regionais eram um teste difícil para IL CAVALIERE, mas foi a esquerda que chumbou no exame. Berlusconi foi beneficiado pela abstenção e pela subida preocupante da Liga Norte, o partido xenófobo de Umberto Bossi.
Até quando?
O descontentamento que se nota na França, Alemanha, Espanha.....ainda não se nota em Itália.
Bom para Berlusconi... (Não fiar... Não confiar muito!)

Solidão!


Dei-te a solidão do dia inteiro.
Na praia deserta,
brincando com a areia,
No silêncio que apenas
quebrava a maré cheia
A gritar o seu eterno insulto.
Longamente esperei
que o teu vulto
Rompesse o nevoeiro.
                                  
                                    Shophia de Mello Breyner Anderson
                                    ("Espera", n. 1919 )

A FARMÁCIA MAIS ANTIGA DO MUNDO!


Tallinn é a capital da Estónia. Nesta linda cidade encontra-se uma farmácia com 600 anos.
Imagine-se: 600 anos!!!!
Está convertida num enorme negócio turístico sendo propriedade do município de Tallinn.
A decoração reforça o seu caracter místico, onde sobressai o espírito da família Burchart que deteve o negócio entre 1580 e 1911. O brasão familiar do século XVII permanece à entrada do edificio.
A expressão: "Há de tudo como na farmácia" poderia ter nascido aqui. A Reapteek já vendeu material de papelaria, tintas, ceras, polvora, bebidas alcoólicas, tabaco importado. Hoje tem aspirinas, pensos rápidos e preservativos, mas ainda vende elexires e medicinas medievais. Entre os mais famosos são os bolinhos de amendoa especialmente recomendados para curar desgostos de amor!!! (custam 1euro).
Há quem refira o início da farmácia em 1415, embora a data oficial seja 1422. Aberta diariamente das 9h. às 17h. dizem que vendeu algumas das mais famosas drogas do fim da Idade Média: pó de corno de unicórnio, asas de morcego, restos de múmia, minhocas da terra em óleo, abelhas e sapos secos ou cascos de cavalo. São histórias que se podem visitar numa sala dos fundos, convertida em museu.
Que tal?
Uma visita a esta original farmácia?
E visitar a linda cidade?
E a Estónia.
Tão bela e típica!

BOA NOTÍCIA!


Hoje. Na China! Um painel numa rua de Pequim.

                          UMA BOA NOTÍCIA:
As exportações portuguesas para a China mais que quadruplicaram na última década.
Apesar da crise global, em 2009, subiram 20%, somando cerca de 220ME. Há 10 anos, a China era o 33º mercado de Portugal. Hoje está em 16º lugar
Quem diria?
A China?
Pensávamos que só exportava..
Gostámos de saber.
Desejamos mais exportações.

ESPERANÇA!


ESPERANÇA!
SOL!
TUDO VAI MELHORAR!

segunda-feira, 29 de março de 2010

"AMPLIAÇÃO DA CASA DA R.DE ALCOLENA É COMO PINTAR...............


"O Movimento Fórum Cidadania Lisboa, escreveu na passada semana ao Procurador Geral da República e ao Provedor de Justiça a pedir-lhes que investiguem o que entendem ser uma  intervenção ilegal na casa de Alcolena. Para o movimento cívico, todo o processo levanta as maiores dúvidas desde o seu início, isto é, desde a venda da moradia, à aprovação do projecto de ampliação, cuja obra começou há pouco mais duma semana, passando por pareceres que não foram acatados e outros que deviam ter sido formulados e não o foram. O projecto que está a ser feito passa pela construção de um novo edifício no jardim da casa, geminado com o edifício antigo. Foi proposto ao seu proprietário como solução alternativa pela câmara de Lisboa (que antes se recusara a autorizar a demolição da casa original para ali construir uma nova) um projecto encomendado ao atelier do arquitecto  Massapina - que é membro consultivo do Instituto do Património Arquitectónico - e que defendeu o abate da casa, alegando que se encontrava em mau estado".
Estanha história!
Historiadora de arte diz que a obra licenciada pela autarquia descaracteriza a habitação que tem paineis de Almada Negreiros - uma obra de arte total - que deveria ser um museu.
A ampliação da casa da Rua de Alcolena é como pintar uns "bigodes à Gioconda".
A historiadora  de arte que assim se manifesta é Barbara Aniello que acusou a Câmara  de Lisboa de ter autorizado uma obra com consequências  tão devastadoras "como fazer bigodes à Gioconda".
Só é possível dizer:
Será possível?
A Câmara de Lisboa?
Onde estava António Costa?

CAROLINA HERRERA / SEMPRE


PRIMAVERA / VERÃO - 2010
MARAVILHA!

UM SÍNODO? EM BREVE?


O Papa, Bento XVI pondera a hipótese de convocar um sínodo de bispos de todo o mundo, com o objectivo de delinear uma nova estratégia, para fazer frente ao pior escândalo de abusos sexuais da história da Igreja e dos 5 anos do seu pontificado.
Quando se ouve vozes de toda a parte, relatando novos casos, a decisão do Papa parece de grande relevância e oportunidade.

CELEBRAR O TEATRO ? SEMPRE


Ontem o programa Câmara Clara foi dedicado ao teatro, cujo dia se celebrou no sábado. Como sempre gostei, embora não o tivesse visto até ao fim. Carmen Dolores referiu nomes inesqueciveis. Óptimas peças. Companhias. Histórias muito interessantes. Palmira Bastos. Amélia Rey Colaço. Mariana. Glícinia Quartim. Rogério Paulo. Nomes que ia recordando ao sabor da sua memória. Vi-os muitas vezes. Quem não os viu? Bom teatro! Grandes noites! As estreias! Salvas de palmas intermináveis... Todos ao palco.
Ainda uma vez. Não apetecia vir embora. Não faltávamos. Nunca. Mas o nosso dramaturgo preferido, era Bernardo Santareno. Sem dúvida. As peças que mais emocionadamente recordo: A Promessa (1957). O Judeu (1966). O Crime da Aldeia Velha (1959) António Marinheiro / o Édipo de Alfama (1960). Temas, incrivelmente actuais (homossexualidade, celibato dos padres... ).
Sabe bem recordar! E pergunto: Será que Bernardo Santareno (além de dramaturgo, médico/psiquitra) está esquecido?
Ontem, ao ouvir Jacinto Lucas Pires falar do que era para ele escrever teatro pensei  em Santareno, (que morreu tão jovem)! Santareno, das noites do Monumental. Santareno que nos dava o que nós estávamos sedentos de receber.... "Também tu, Padre?" Dito por Dalila Rocha no final de A Promessa.
Teatro sério. Arrebatador. Violento!
Ainda e sempre bom teatro.

LULA/ DILMA? / SERRA ?


Em Janeiro, no Brasil, já se falava nestas eleições.
Lula, ainda antes do tempo, começou a promover Dilma.
Serra, deixa o Governo de São Paulo para concorrer à Presidência da República (PSDB). Encerra a sua gestão com a aprovação de 55% dos paulistas. Muito bom!
Lula está mais popular que nunca!
José Serra, para já , está à frente de Dilma.
Os brasileiros seguem emocionados a corrida.
Os que amam o Brasil, também.
Por mim, prefiro a Dilma.
Mulher de coragem!
Uma lutadora!

SERRA? / DILMA ?


domingo, 28 de março de 2010

UMA SAÚDADE!!!


ETERNAS!
LINDAS!
SEMPRE!

AUTORIDADE ? AUTORITARISMO ?

Autoridade - direito de se fazer obedecer. Poder/domínio. Competência; prestígio.
Autoritarismo - carácter de um governo ou regime político autoritário; despotismo/princípio ou procedimento autoritário.
Autoritário - que se impõe pela autoridade; ditadorial/dominador/despótico.
Pode o poder ser exercido com autoridade mas sem autoritarismo?
Esta questão está na ordem do dia : em casa, na escola, no trabalho a autoridade tem que exercida
na medida certa.
Haverá um segredo para se ter êxito? Segredo fechado à chave? Ao qual só alguns têm acesso?
Creio pertencer o tema ao âmbito da Psicologia/Sociologia - Ciências Humanas e Sociais. Mas, igualmente faz apelo ao bom senso. Tudo tem que ver com o sujeito e com a sua estrutura psicológica.
Há quem tenha uma autoridade natural, inata, que, naturalmente se impõe. Professores cujas aulas decorrem de modo sempre agradável, aliciante, sem" ruídos". Aprende-se com prazer. E, há aqueles que não conseguém "segurar" a turma. Ameaças. Falta de atenção. Excessos de lado a lado. Que fazer? A quem responsabilizar?
No domínio da família, ela (a autoridade), tem que estar sempre presente. É imprescindível que exista nas relações conjugais. Autoridade/respeito/delicadeza/boa educação. Cada um dos membros do casal deve possui-la de modo a que a relação decorra sem atritos evitando que surjam situações que tornem a vida em comum insuportável.
Em relação à educação dos filhos ela é tão importante que, tem de ser exercida, desde sempre. O não é necessário. E tem que ser dito com firmeza e, se possível, não ser repetido. Explicado. Cumprido.
Os filhos têm que conhecer as regras: amor/autoridade.
No trabalho. Com os amigos. Com os conhecidos. Em todo o lado.
Sem ameaças. Firmemente. Com bom senso.
Autoridade?
Sempre.

AUTORITARISMO?

                                                Chefe em cima da mesa

CABEÇA BAIXA?

VIVER ASSIM? SUBJUGADA?

                                                          Ela tem autoridade?

OS FILHOS PRECISAM DE AMOR / AUTORIDADE

AUTORIDADE
FIRMEZA
AMOR
CARINHO

BATER? NUNCA.


BATER NOS NOSSOS FILHOS?
NUNCA.

"JE NE REGRETTE RIEN" / EDITH PIAF!


Edith Piaf!
Ouvi-la é sempre um deslumbramento.
Tão pequena e uma voz tão potente, tão vibrante! Mágica!
Inesquecível, Edith. Ontem, ouvi-a cantar Je ne regrette rien.
Je ne regrette rien!
Fiquei a pensar na letra da canção. Estou a pensar.

LER!


Isabel Alçada disse ontem que não havia um único dia em que não lesse.
Digo o mesmo.
Impossível deixar de ler: jornal (sempre), livros, revistas.
Compulsão?
Aceito.
Desde sempre os jornais fizeram parte da nossa vida: Século, Diário de Notícias, Popular, Diário de Lisboa. Eram tão habituais como o pão na mesa. Impensável não os ler. E livros? Sempre. Nunca adormecer sem ler. Em casa, em viagem, em quaquer lugar...
A ministra da Cultura tem opiniões em que me revejo.Quando ela disse que iria resolver os problemas (causados pela sua antecessora), garantindo que os resolveria (porque eu sei), senti que ela tinha uma qualidade inata: autoridade.
Autoridade.

sábado, 27 de março de 2010

Carolina Herrera

Amanhã muda a hora.
Primavera.
Verão!

EM LISBOA

Um estudo do Instituto Ricardo Jorge mostra que os habitantes da cidade de Lisboa são os que mais morrem de enfarte e AVC.
As condições de vida matam ."Somos um país deprimido e o stress é o principal factor de risco cardiovascular". Palavras do cardiologista do Hospital de Santa Cruz, Pedro Adragão.
"A Grande Lisboa é um factor de risco. Está provado que olhar para uma paisagem bonita liberta endorfinas boas para as artérias" Diz Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
"Lisboa tem dificuldades de acesso à saúde" - Luís Providência, director de Cardiologia dos Hospitais de Coimbra. Os residentes na área metropolitana da capital são os que têm mais episódios de admissão em hospitais públicos. O estudo mostra que quanto mais longe fica o hospital, menor é a taxa de hospitalização (?)....
40% das mortes são por doenças do aparelho circulatório.
Stress factor de risco! Desemprego, analfabetismo, idade avançada, solidão, más condições da habitação.... Endorfinas!!!
Há esperança que este estudo possa ser um instrumento de ajuda aos decisores políticos para mudar aspectos que permitiriam dar mais saúde às populações.
Penso que a ajuda tem mesmo que vir dos governantes.

Quantas pessoas nesta maravilhosa cidade, que acaba de ser escolhida como destino preferencial por milhares de viajantes, não carecem de ajuda não sabendo a quem recorrer?
Por isso se morre tanto!
Stress. Solidão. Desemprego.....
Doenças cardiovasculares?
A quem recorrer?

O RISO


O riso é lindo.
(...) O melhor é rir
sem fazer a mínima ideia porquê.
        Miguel Esteves Cardoso

Outono / Inverno 20010 / Já?

Já se sabe que no próximo Inverno, andaremos de chapéu.
Adoro!
Qual a mulher que não fica mais bonita? Assim?

UM PRESSENTIMENTO


Tenho um pressentimento estranho:
"Ainda vamos ter saúdades desta Senhora".
Dura. Com dificuldades de comunicação. Pouco atraente. Não conseguiu passar a mensagem.....
Mas, estava certa. Não estava?
"Ainda vamos ter saúdades dela"
Oh, se vamos...

MULTIÓPTICAS!!!


Sabemos que a conhecida casa MULTIÓTICAS oferece, desde há muito tempo, descontos = à  idade.
Casa simpática, de agradável acolhimento. Já lá fui e fiquei cliente.O apelo à idade, em vez  da juventude, fez aumentar em 15% o número de pessoas que em 2009 beneficiaram desta campanha.
A Multiópticas acredita que as vendas têm tendência para aumentar, pois os dados demográficos do nosso país revelam o galopante envelhecimento da população. Ora, o lado interessante desta promoção,
é que já teve de ser dado troco a uma cliente, com 104 anos, que usufruiu do seu estatuto para comprar uns óculos na loja  da Rua do Carmo, em Lisboa. Esta foi a cliente mais idosa, mas já houve mais vezes em que tiveram de oferecer óculos, por os compradores terem mais de cem anos que tiveram de oferecer óculos por os clientes terem mais de 100 anos. Dizem, a brincar, que estão à espera de Manul de Oliveira para lhe darem troco.
Também, tenciono um dia sair duma loja Multiópticas com uns lindos óculos escuros graduados e com
troco. Assim o espero.

sexta-feira, 26 de março de 2010

FERNANDO NOBRE?


Infelizmente não vi a entrevista na íntegra de Fernando Nobre.
Mas, o que vi gostei. Amei.
Fernando Nobre?
O próximo próximo Presidente da República?
Assim será.
Sem dúvida.

BOM FIM DE SEMANA!


BOM FIM DE SEMANA!

ZON???? NÃO!!!!


NÃO CAIAM NESSA.
ZON?
NÃO.
2h. ao telefone. Liga. Desliga. Não vamos a casa. Sou idosa. Não aguento mais.
Não liga à Internet. Está pior... Bla. Bla.Bla... Então vamos a casa, ver o que o computador tem na próxima segunda-feira. Só? Só na segunda? Pois. Ao fim de semana é mais caro. Mais caro? Pois. A deslocação e o arranjo  Arranjo? Se precisar...
Não. Não. Não.
E, sabem o melhor da história?
- Acabei por ser eu a conseguir resolver o problema.
O que apetece dizer?
- Já disse.

NOTÍCIA VINDA DA ÁFRICA DO SUL!!!

Idéia original!
Cirurgiões  da Cidade do Cabo, na África do Sul, promoveram a oferta de implantes mamários, para aliciar o universo feminino a assistir ao Campeonato do Mundo.Para além da cirurgia, está incluido o alojamento, as compras e ainda o transporte.
Que tal?
As mulheres que desejarem ir assistir aos jogos de futebol do  Mundíal da África do Sul ficarão ainda mais charmosas! Mas, atenção. Muita atenção: têm que assistir aos jogos de futebol!!!
Que tal?
Assim?